domingo, 17 de agosto de 2014

das projeções...

.

"a poesia é a fusão do ser ou não ser com a palavra"
Julio Carvalho
.


























(poemas são palavras
que se reconciliam
repentinamente
em alguma manhã )



o poema apareceu assim
do nada
como um incômodo
atrapalhando até
meus afazeres mais comuns
sempre com esse ímpeto
de astral acetileno
que palpitava como se quisesse
retornar para as coisas
e as ideias de onde veio
eu não podia dar conta de tudo
e ainda mais ter de escondê-lo
e quase fiquei sem sentimentos
(alguns poemas
são sentimentos 
já há muito
esgotados)
e lá fora na rua
se amontoavam
transeuntes
bêbados e boêmios
vendedores
distraídos
sem notarem
o incômodo
da minha dúvida
no meu lado de dentro
recolhi o poema com cuidado
envolvi em um lenço
e misturado à multidão
passei irreconhecível
entrei num salão imenso
sentei numa cadeira qualquer
a esmo
mesmo
flui
sereno
peguei o poema
no dia frio
e suavemente
lancei-o sobre a mesa
e não me surpreendeu
notar que se afastava
como peixe insolúvel
movendo
no dia nublado
seu corpo de diamante bruto
naquele momento
percebi
que nenhum poema
é inescapável
.

Nenhum comentário: