sábado, 14 de setembro de 2013

das iluminações...

.
"meu nó na garganta já não amarra nenhuma certeza"
adilma segundo alencar
.





































.

primeira iluminação

a luz é uma projeção inevitável

corta o impalpável 
na borda do tempo
é um lugar maleável
é uma projeção da força 
dos dias

.
Eu acredito que o gesto poético é extremamente importante para qualquer civilização, 
porque o homem teve que prever, precisamente, quando inventou a palavra 
para cruzá-la com outra, o que isto iria se tornar. 
A ideia da ligação da palavra com a ligação poética 
surgiu provavelmente à medida que escrevia. 
No nível estrutural do cérebro humano o que existia inicialmente?
A ideia, o gesto ou ambos ao mesmo tempo?

.
Na poesia as formas se encaixam, se complementam como um quebra-cabeça gigante, 
que não difere da partição da vida. O poema é apenas um pretexto para a partilha. 
Ele é a linguagem universal que encarna um símbolo de esperança em um mundo incerto. 
O gesto poético não tem nenhum significado a menos que ele anime um espaço, 
que interpele um passante, que reúna em torno de si; resumindo, 
que ele nos mantenha vivos.
.

segunda iluminação

agora, uma palavra me tomou o corpo e engravidei de mar, 
o mar agitou o peito e amanhã vai ser de vento, furacão e tempestade. 
eu comi estrelas , eu comi estrelas.
.

Nenhum comentário: