quinta-feira, 10 de abril de 2014

das invenções...







"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, 
que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, 
que nos levam sempre aos mesmos lugares. 
É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, 
teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Fernando Teixeira de Andrade
.











































ilustração de Gabriel Picolo


.
a invenção do nome:

julio significa cheio de juventude
talvez por isso eu sinta 
que nunca envelheci
o espelho me engana 
dizendo que tenho
mais idade
e por dentro
um nome que como eu
tem significado incerto
possivelmente
com origem no latim Julius
derivado do grego ioulos
que quer dizer 
“barba rala ou felpuda ou macia”
que se refere aos pelos faciais 
de homens mais jovens 
e pode também ser atribuído 
o significado de 
“jovem ou jovial”
talvez seja por isso que o novo me atraia
e as novidades me agucem 
a curiosidade me falta
inicialmente era nome 
de uma família patrícia romana
derivado do nome Iulo
filho de Eneias e Creusa
assim como eu 
de José e Lúcia
e teve como ente mais conhecido 
o imperador Caio Júlio César
mas acabei Carvalho
como árvore e tronco e tudo muito jovem
atentando até hoje a poesia e a ânsia 
de outras novidades
ainda existem outros estudiosos 
que dão um significado alternativo para Julio 
relacionado com o deus romano Júpiter
o de “filho de Júpiter”
o maior dos planetas
a maior das vontades
um maior desejo de expandir 
para todos os lados
porque Júpiter é um planeta
feito de gases
composto de hidrogênio e hélio
e faz parte dos planetas jovianos
junto com Saturno, Urano e Netuno
(jovem, etéreo e volátil)
e césar significa “o que tem o cabelo comprido” 
ou “cabeludo” ou “cortado” ou “talhado”
não tem um significado consensual
(tudo no meu nome é incerto
como um ímpeto ou ânsia 
ou desejo ou vontade)
outra possibilidade é tenha surgido 
da expressão em latim 
“a caeso matris utero”
em português traduzido como 
“o corte do útero da mãe” 
onde caeso significa 
“cortado, talhado”
(um jovem barbado 
com os desejos cortados pela raiz)
daí vem a palavra “cesariana”
nome da cirurgia em que se retira 
o feto de dentro do útero 
através de um corte
diz à lenda que o nome surgiu 
com o imperador romano Júlio César
que teria nascido através de uma cesariana
e eu prematuro e insaciável e ansioso
apareci de seis meses
e fiquei numa estufa improvisada
segundo o que me consta na memória
e me soa quase como lenda
da minha própria história
e depois do governo de Júlio César
o nome passou a designar um título
usado por todos os imperadores que o sucederam
que dava a ideia de 
“governante” ou “rei”ou mesmo “ditador” 
e até hoje o nome é associado a esse significado
então foi que entendi
onde todos os meus deuses ascenderam:
sou um jovem barbado 
e ditador de mim mesmo
o que me salva
é que acabei Carvalho
segurado em solo firme
pelo tronco e raiz
.

Nenhum comentário: