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"um poema é uma pessoa nua."
Bob Dylan
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nas artes a perfeição tão logo aparece
se torna um clássico
não que o artista queira deliberadamente entrar para história
antes
percebo
uma paixão pela forma e pela criação que o invade
vicejando por toda sua vida
"Amor, sem
dúvida, e a ambição, assim como a sede do lucro, povoam poderosamente uma vida.
Mas a existência de um objetivo positivo, a certeza de estar próximo ou
distante, de ter alcançado ou não, que tal objetivo comporta, faz dessas
paixões paixões finitas. Inversamente, o desejo de criar alguma obra em que
apareça mais potência ou perfeição do que encontramos em nós mesmos afasta
definitivamente de nós esse objeto, que escapa e se opõe a cada um de nossos
instantes. Cada um de nossos progressos o embeleza e o afasta.
...
Não há nada mais admirável do que a virtude e a paixão de Baucher, dedicado ao cavalo, louco por equitação e adestramento, até o minuto de sua morte, mais bela do que a de Sócrates, quando usa seu derradeiro suspiro para dar um último conselho a seu discípulo favorito: 'a rédea é tão bonita'... e, pegando sua mão, ensinando-o a posicioná-la como achava que se devia fazer: 'fico feliz', diz, 'de lhe dar mais isto antes de morrer'."
...
Não há nada mais admirável do que a virtude e a paixão de Baucher, dedicado ao cavalo, louco por equitação e adestramento, até o minuto de sua morte, mais bela do que a de Sócrates, quando usa seu derradeiro suspiro para dar um último conselho a seu discípulo favorito: 'a rédea é tão bonita'... e, pegando sua mão, ensinando-o a posicioná-la como achava que se devia fazer: 'fico feliz', diz, 'de lhe dar mais isto antes de morrer'."
Valery
"Certo dia, Tokusan estava sentado do lado de fora da
casa, tentando penetrar o mistério do Zen. Ryutan perguntou: 'por que não
entrais?' Replicou Tokusan: 'está muito escuro'. Ryutan acendeu a vela e
apresentou-a a Tokusan. Quando ele estava quase alcançando a vela, Ryutan
soprou a luz, de repente. Naquele instante abriu-se a mente de Tokusan."
D. T. Suzuki
D. T. Suzuki
"Entre as múltiplas virtudes de Chuang-Tsê estava a
habilidade para desenhar. O rei pediu-lhe que desenhasse um caranguejo.
Chuang-Tsê disse que para fazê-lo precisaria de cinco anos e uma casa com doze
empregados. Passados cinco anos, não havia sequer começado o desenho. 'Preciso
de outros cinco anos', disse Chuang-Tsê. O rei concordou. Ao completar-se o
décimo ano, Chuang-Tsê pegou o pincel e num instante, com um único gesto,
desenhou um caranguejo, o mais perfeito caranguejo que jamais se viu"
Italo Calvino
Italo Calvino
"Como disse o cardeal Newman: 'num mundo mais elevado, é
diferente, mas aqui embaixo viver é mudar, e ser perfeito é ter mudado várias
vezes'.
E o que entendo pela palavra 'perfeição'? Não tentarei explicar, mas apenas dizer: a perfeição me faz rir. Não de modo sarcástico, apresso-me em acrescentar. Com alegria"
Susan Sontag
E o que entendo pela palavra 'perfeição'? Não tentarei explicar, mas apenas dizer: a perfeição me faz rir. Não de modo sarcástico, apresso-me em acrescentar. Com alegria"
Susan Sontag
"reinvenção é
crescimento pessoal”
Paula Scher
o mau humor
com dor
e a tempestade
do amor
com dor
e a tempestade
do amor
enquanto
mal me quer
mal me dói
bem me quer
já se foi...
mal me dói
bem me quer
já se foi...
perdi-me do meu corpo
por ti
teu cheiro estampado
acre
no meu rosto
virou-me outro corpo
depois de ter-te
invadido
por ti
teu cheiro estampado
acre
no meu rosto
virou-me outro corpo
depois de ter-te
invadido
este é o meu
corpo
mas não mais eu
"da perda. e de
uma tal perda
que saqueia a mente – até a perda
que saqueia a mente – até a perda
da mente. começar com essa ideia: sem rima
ou solução.
então simplesmente esperar. como se a primeira palavra
só viesse depois da última, depois de uma vida
à espera da palavra
só viesse depois da última, depois de uma vida
à espera da palavra
que se perdeu. dizer nada além
da verdade da coisa: os homens morrem, a palavra falha, as palavras
da verdade da coisa: os homens morrem, a palavra falha, as palavras
não têm sentido. e portanto pedir
apenas palavras.
apenas palavras.
muro de pedra. peito de pedra.
carne e sangue.
tanto quanto isso.
mais."
mais."
Paul Auster
as armas de amor
nas camas de armar
nas camas de armar
que eu me sustente
antes de partir
antes de partir
"Nunca perseguí
la gloria
ni dejar en la memoria
de los hombres mi canción;
yo amo los mundos sutiles,
ingrávidos y gentiles
como pompas de jabón.
Me gusta verlos pintarse
de sol y grana, volar
bajo el cielo azul, temblar
subitamente y quebrarse."
ni dejar en la memoria
de los hombres mi canción;
yo amo los mundos sutiles,
ingrávidos y gentiles
como pompas de jabón.
Me gusta verlos pintarse
de sol y grana, volar
bajo el cielo azul, temblar
subitamente y quebrarse."
Antonio
Machado. "Proverbios y cantares I"
acordei assustado
com os olhos
de ontem
com os olhos
de ontem
se não me engano
não te amo
não te amo
pelas diferenças
mesmo que as pontas dos meus dedos tenham dito muito
não te amo mesmo
que seu orgasmo
tenha sido pouco
entre nenhum beijo
nem nada de muito
não te amo
pela roupa lavada
pela volta nas escadas
e os jantares juntos
e vinhos
e sua falta de entendimento
sobre pelos e barba
não te amo
pelas palavras
(mais os gestos)
pequenos carinhos
escapados no escuro
não te amo
pelo desejo puro e simples
do teu corpo
do teu copo sobre a mesa
meio cheio de vinho
pelos corpos na cama
meio cheios de gozo
não te amo
pelo curto espaço de tempo
onde desconfio
mas tive suas verdades
escancaradas na distância
que mantenho fora
não te amo
mas tenho medo
mesmo sem amor
de te perder
agora
não te amo
não te amo
pelas diferenças
mesmo que as pontas dos meus dedos tenham dito muito
não te amo mesmo
que seu orgasmo
tenha sido pouco
entre nenhum beijo
nem nada de muito
não te amo
pela roupa lavada
pela volta nas escadas
e os jantares juntos
e vinhos
e sua falta de entendimento
sobre pelos e barba
não te amo
pelas palavras
(mais os gestos)
pequenos carinhos
escapados no escuro
não te amo
pelo desejo puro e simples
do teu corpo
do teu copo sobre a mesa
meio cheio de vinho
pelos corpos na cama
meio cheios de gozo
não te amo
pelo curto espaço de tempo
onde desconfio
mas tive suas verdades
escancaradas na distância
que mantenho fora
não te amo
mas tenho medo
mesmo sem amor
de te perder
agora
...a experiência do verbo
descendo do olho
para a boca
- uma distância curta.
descendo do olho
para a boca
- uma distância curta.
"sentir-se
alheado da linguagem é perder o próprio corpo.
quando as palavras falham, você se dissolve numa imagem do nada.
você some."
quando as palavras falham, você se dissolve numa imagem do nada.
você some."
Paul Auster
"fé no mundo é o
que chamo de Clássico.
dúvida no mundo é o que chamo de Romântico.
o Classicista acredita no futuro.
o Romântico sabe que vai se decepcionar, que seua sonhos jamais se realizarão.
pois ele acredita que o mundo é inefável, além do alcance das palavras."
dúvida no mundo é o que chamo de Romântico.
o Classicista acredita no futuro.
o Romântico sabe que vai se decepcionar, que seua sonhos jamais se realizarão.
pois ele acredita que o mundo é inefável, além do alcance das palavras."
Paul Auster
pessoas macias
sempre
algo
dão
sempre
algo
dão
"o olho vê o
mundo em fluxo.
a palavra é uma tentativa de deter o fluxo, de estabilizá-lo.
e no entanto persistimos em tentar traduzir a experiência em linguagem.
daí a poesia, daí os enunciados da vida cotidiana.
essa é a fé que evita o desespero universal - e também o provoca."
a palavra é uma tentativa de deter o fluxo, de estabilizá-lo.
e no entanto persistimos em tentar traduzir a experiência em linguagem.
daí a poesia, daí os enunciados da vida cotidiana.
essa é a fé que evita o desespero universal - e também o provoca."
Paul Auster
- prefiro uma coca
cola
do que um cala boca
do que um cala boca
tapumes
impunes
impunes
...e quando ele escreve
ele solta poemas
imprevisíveis
ele solta poemas
imprevisíveis
o mundo numa cabeça
o mundo numa gaveta
de
vento
o mundo numa gaveta
de
vento
não quero a vida igual
a dívida
nem a palavra
dividida
nem a palavra
dividida
nem nada que gere
dúvida
dúvida
às vezes volta a dor
ela vive no silêncio
que vive antes da
palavra
ela vive no silêncio
que vive antes da
palavra
o que sacia seu desejo
à noite
pode ser sua presa
em seu espelho-auto-falante
se escondem vontades
um olho e depois mais um
até ser a caça
a palavra
e o desejo
diluído
morre
à noite
pode ser sua presa
em seu espelho-auto-falante
se escondem vontades
um olho e depois mais um
até ser a caça
a palavra
e o desejo
diluído
morre
infinitamente
SE
fosse verdade
eu teria seguido
contigo
SE
fosse verdade
eu teria seguido
contigo
e o que resta na borda
do olho
é o invisível
no olho de alguém
que
falta
do olho
é o invisível
no olho de alguém
que
falta
procuro
a cidade que resta
do outro lado
do
olho
a cidade que resta
do outro lado
do
olho
o calor
mantém a promessa
da
luz
que
resta
mantém a promessa
da
luz
que
resta
e o que ele respira
é o tempo
embora saiba
que resista
é o tempo
embora saiba
que resista
tento:
não me estresso
não me enraiveço
com o ploriplurear
das coisas
não me estresso
não me enraiveço
com o ploriplurear
das coisas
maravolhoso = maravilhas de olhar
pergunte
ao
poeta:
"Antes de sermos esquecidos, seremos
transformados em kitsch.
O kitsch é a estação intermediária entre o ser e o
esquecimento."
Kundera
quando
eu me sinto
um estranho
com
asas
eu me sinto
um estranho
com
asas
ᕈ ᐱ T Η Ξ T I C
o voo
começa
no pescoço
começa
no pescoço
"Ouvi por aí:
Se a vida te der uma limonada, faça um limão.
A vida vai ficar bem confusa."
Cláudia Barral
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