quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

das desculpas...

.
"Não sou homem de Igreja.
Não creio e isso me dá uma tristeza.
Porque, afinal, tenho em mim a religiosidade exigível a qualquer crente.
Sou religioso sem religião.
Sofro, afinal, a doença da poesia: sonho lugares em que nunca estive,
acredito só no que não se pode provar.
E, mesmo se eu hoje rezasse não saberia o que pedir a Deus.
Esse é o meu medo, só os loucos não sabem o que pedir a Deus.
Ou não se dará o caso de Deus ter perdido a fé nos homens?
Enfim, meu gosto de visitar as igrejas
vem apenas da tranquilitude desses lugarinhos côncavos, cheios de sombras sossegadas.
Lá eu sei respirar.
Fora fica o mundo e suas desacudidas misérias."

In Noites Abensonhadas, Mia Couto
.
ampare
.
mea culpa

odeio pedir desculpas
me sinto diminuído
é como se eu fosse falho
antes não fizesse
antes não desculpasse
antes pensasse
antes de falar ou fazer
mas quem sabe disso
e o que nem adianta
porque se humano sou
e humano erro?
antes não nascesse
antes nem fosse
assim não desculpasse
a minha atitude
a minha pequenez
diante de toda falha
a vida tem dessas calhas
por onde fluem defeitos
e quando vê
não tem como
dar-se um jeito:
está morto
enterrado
abre a terra
encontra um centro
volta vivo
descobre um meio
de se redimir
e retomar
.

Nenhum comentário: